O comércio do açucar foi durante séculos uma espécie de "ouro branco" para a economia da região.
Os engenhos que transformavam a cana-do-açucar, em açucar, mel e aguardente, eram aproximadamente duas dezenas nos princípios do século XX. Hoje em dia apenas alguns desses engenhos se encontram em actividade, sendo que um deles encontra-se na Freguesia do Porto da Cruz, conselho de Machico em funcionamento desde 1927, actualmente produz apenas aguardente e mel.
Nestas imagens, obtidas a 08/04/2012, é possível confirmar a presença de actividade produtora no Engenho, dados os amontoados de cana-de-açucar visíveis no seu exterior.
Para os mais interessados, deixo aqui uma entrevista realizada a 15/06/2011, ao produtor Abel Fernandes, proprietário do acima referido engenho, no programa "Da Terra à Mesa".
Sem dúvida um tema interessante :) Os engenhos desapareceram devido ao monopólio do Winton ! ... no entanto muitas famílias ainda vivem da riqueza que esses engenhos geraram.
ResponderEliminarGostei muito do teu tema. Blog bem executado. Parabéns!
ResponderEliminarO "Engenho do açúcar", é um tema muito interessante, para relembrar os nossos antepassados, infelizmente é uma prática que se tem vindo a perder cada vez mais.
ResponderEliminarBom trabalho!
Beijinho colega
Gostei de conhecer este engenho, não conhecia.
ResponderEliminarMuito bem enquadrado o blog.